16 de outubro de 2008

A arte de ser Che

Pode parecer ridículo utilizar Che Guevara para vender camisetas, acelerar o consumo e incentivar um comportamento de caráter revolucionário e de expressão individual às massas. Um revolucionário conhecido internacionalmente, que lutava contra o capitalismo e a diferença de classes acabar como case de marketing, comunicação ou qualquer outro termo aplicado atualmente, pode parecer fim de carreira.

Apesar dos pontos contrastantes, a relação pode ser entendida através da arte utilizada e desenvolvida durante a evolução humana. Arte que passou por períodos de padronização, onde um conceito mestre era seguido, uma escola clássica era imposta e qualquer coisa que viesse contra os padrões não dava, e nem podia dar, certo.

Arte que passou séculos presa às limitações e condições da Igreja, transmitindo conceitos de vida e morte. Proibições e punições transmitidas aos pecadores e, mais especificamente, aos praticadores da usura. Aqueles que pensavam em lucrar com seus serviços e, até mesmo, obras. A mais valia; o princípio do capitalismo.

Atualmente essa mesma arte, presa e injustiçada durante muito tempo, ganhou força. Conquistou seu espaço. Ganhou liberdade. Arte como conceito de expressão individual sem a preocupação com o que os outros pensam. Arte como forma de ganhar dinheiro. Arte revolucionária, que ganha bem e paga-se bem.

Se antes Che Guevara era contra o capitalismo, agora ele é a favor. Não da ideologia de divisões sociais, economia e "ganhar muito dinheiro". Mas à favor da filosofia de liberdade, conquista de espaço, de interesses, de liberdade de expressão. Mesmo que isso signifique vestir uma camiseta que mais um milhão e quinhentas e setenta e três mil pessoas estejam usando. A arte agora pode se vender e sobreviver do jeito que quiser. Uma arte visionária, independente e "Che Guevara" que deu certo.

(na produtora / ao som de Cold Hard Bitch - Jet / saudades desse cd / texto escrito numa prova de Comunicação Comparada há mais ou menos 1 ano atrás / saudades daqueles tempos de faculdade / categoria do post: "mundo mundo vasto mundo")